Programas

O Projeto Educação para a Saúde (PES) resulta da consciencialização crescente de que a saúde é um conceito positivo, um recurso quotidiano que implica um estado completo de bem-estar físico, social e mental e não apenas a ausência de doença e/ou enfermidade (OMS, 1946), que foi posteriormente atualizado como um recurso para a vida e não uma finalidade na carta de Otava, em 1986, emitida após a 1.ª Conferência Internacional sobre a Promoção da Saúde.

 

O programa “Eco-Escolas” pretende encorajar o desenvolvimento de atividades, visando a melhoria do desempenho ambiental das escolas, contribuindo para a alteração de comportamentos e do impacto das preocupações ambientais nas diferentes gerações, reconhecendo e premiando o trabalho por elas desenvolvido.
Visa, ainda, criar hábitos de participação e de cidadania, tendo como objetivo principal encontrar soluções que permitam melhorar a qualidade de vida na escola e na comunidade.
Coordenação: Paula Sequeira (DFII); Raquel Jesus (Colares); José Laranjo (ESSM)


Eco Escolas na Escola Básica da Portela

Há muitos anos que a Escola Básica da Portela se preocupa com o Ambiente. Começou este percurso promovendo a redução do consumo de água, eletricidade e a reutilização de materiais. Mais tarde implementou uma horta Biológica.

No ano letivo 2000/2001 passou a integrar o Programa Eco-Escolas. Foi a primeira escola do concelho de Sintra a fazer parte deste programa, o que muito nos orgulha. Desde então somos presença assídua nesta iniciativa.

==>Link para o programa <==