No dia 5 de novembro, os alunos do 10ºano da professora Céu Rocha celebraram, na Biblioteca desta Escola, o “Guy Fawkes Day”, festividade que tem lugar no Reino Unido desde 1605.

Guy Fawkes foi um soldado inglês católico que teve participação na "Conspiração da pólvora" (Gunpowder Plot) na qual se pretendia assassinar o rei protestante Jaime I da Inglaterra e os membros do Parlamento inglês para, assim, dar início a um reinado católico.

Guy Fawkes era o responsável por guardar os barris de pólvora que seriam utilizados para explodir o Parlamento durante a sessão. Porém, a conspiração foi desarmada e Fawkes foi assassinado. Outros participantes da conspiração acabaram tendo o mesmo destino.

A sua captura é celebrada até aos dias atuais no dia 5 de novembro e a Rainha vai ao parlamento apenas uma vez por ano para uma sessão especial, sendo mantida a tradição de se revistar os subterrâneos do prédio antes da sessão.

Toda a história de Guy Fawkes foi pesquisada e transmitida pelos alunos à Comunidade Escolar, assim como algumas tradições associadas a este dia, através de cartazes, jogos e a entrega de cartões com a canção “Remember, remember the 5th November”.

Biblioteca 014Biblioteca 015Biblioteca 016Biblioteca 017