Na passada quinta feira, dia 15 de Fevereiro, surge na escola secundária de Santa Maria a inauguração da campanha: De Caras Contra a Violência no Namoro, projeto levado a cabo pelos alunos das turmas de 11º E, M e P.

Não é por acaso que se iniciou esta campanha após a celebração do tão famoso dia de São Valentim, onde muitos aproveitam para celebrar o amor! Contudo, viemos destacar o lado negro que pode vir a desenvolver-se numa relação. Baseemo-nos em factos, de acordo com estudos recentes relatados no Jornal de Notícias: 56% dos jovens portugueses sofrem de violência no namoro.

Foi neste espírito de consciencialização, entreajuda e solidariedade para com os jovens que se veem vítimas destas situações que abraçámos o desafio proposto pela professora de português, Fátima Azóia, desenvolvendo uma campanha de sensibilização contra a violência no namoro, um problema que tem vindo a aumentar entre os jovens de hoje em dia. 

Esta campanha contava com uma Exposição, um Mural de Caras que se assumiam contra a violência, Fotografias representativas de situações abusivas, informações úteis em caso de violência e de balões vermelhos e pretos que simbolizavam o amor e a violência que não pode ser confundida nunca com amor.

Assim, os alunos envolvidos tiveram a oportunidade de criar, de ficcionar, textos que retratassem situações representativas de violência física, verbal, social, psicológica e sexual. Posteriormente foram encenadas algumas fotografias pelos alunos e com os alunos para ilustrar alguns excertos dos textos referidos com o objetivo de criar uma Exposição de cartazes com texto e imagem, cuja impressão se deveu ao apoio e patrocínio da empresa GMtel que muito agradecemos.

Disponibilizámos ainda uma caixa para que todos os alunos tivessem oportunidade de deixar uma mensagem com o propósito de estas serem enviadas para a APAV (Associação Portuguesa de Apoio à Vítima).

Podemos dizer que projetos como este são importantes para alertar a sociedade, mas particularmente as camadas mais jovens, uma vez que este projeto foi criado com o intuito de ajudar todos aqueles que muitas vezes não têm coragem para falar. Esperamos ter dado visibilidade a um dos problemas atuais, tão assustador quanto inaceitável. Talvez pequenos gestos  como estes possam fazer a diferença!

De caras contra a violencia no namoro escola2


Filipa Lopes nº 6 e Inês Santos nº 9 11ºM