Cerca de duzentos alunos, de todos os anos de escolaridade da Escola Secundária de Santa Maria, participaram, no dia 3 de maio, numa sessão de esclarecimento, com elementos do Instituto de Defesa Nacional (IDN) e das Forças Armadas, Marinha, Exército e Força Aérea.

O Comandante Daniel Duarte, do IDN, apresentou brevemente o Referencial de Educação para a Segurança, Defesa e a Paz. Este documento, elaborado em parceria pelo IDN e pela Direção-Geral de Educação, é dirigido a alunos da educação pré-escolar, do ensino básico e do ensino secundário e insere-se na Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania.

É referido no documento que a área da Educação para a Segurança, a Defesa e a Paz evidencia o contributo específico dos órgãos e das estruturas de defesa para a afirmação e preservação dos direitos e liberdades civis, bem como a natureza e as finalidades da sua atividade em tempo de paz. Contribui ainda para a defesa da identidade nacional e para o reforço da matriz histórica de Portugal, nomeadamente como forma de consciencializar a importância do património cultural, no quadro da tradição universal de interdependência, solidariedade e paz entre os povos do Mundo. Realçam-se ainda a dimensão preventiva e a dimensão dissuasiva das modernas e ampliadas conceções de segurança.

Com o Referencial de Educação para a Segurança, a Defesa e a Paz pretende-se contribuir para elevar o nível de conhecimentos e o desenvolvimento de capacidades e promover atitudes/valores e comportamentos na área da segurança, defesa e paz das crianças e dos jovens que frequentam a educação pré-escolar, o ensino básico e o ensino secundário. Este Referencial estabelece, assim, o que se considera como essencial para as crianças e jovens se constituírem como cidadãos ativos na sociedade atual, no que diz respeito à segurança, defesa e paz.


Seguidamente, os elementos presentes da Marinha, Exército e Força Aérea apresentaram, de modo muito interessante para os alunos, as carreiras militares a diferentes níveis, inclusive as hipóteses de realizar cursos do ensino superior num dos ramos das Forças Armadas. Os alunos presentes mostraram-se interessados e curiosos, tendo colocado muitas questões.

Esta ação inseriu-se na estratégia de Educação para a Carreira, da responsabilidade do Serviço de Psicologia e Orientação do AGML.


IMG 2719 resizeIMG 2720 resize