Dois professores e três alunos, da Escola Secundária de Santa Maria do Agrupamento de Escolas Monte da Lua, participaram, entre 30 de setembro a 6 de outubro de 2018, no quarto encontro do Projeto Erasmus STEP UP na 119 School “Akademician Mihail Arnaudov”, em Sófia, na Bulgária.

Os alunos dos diferentes países apresentaram vídeos sobre a sua região e o que nelas é feito para tentar manter, apesar do elevado número de turistas, um turismo sustentável, tendo como prioridade a proteção do ambiente, nomeadamente o uso de veículos elétricos e energias renováveis. De seguida, os alunos foram divididos em grupos para criarem hotéis sustentáveis, tendo em consideração os locais dos mesmos, o público-alvo e os tipos de hotel.
Tiveram contacto com uma agência de turismo virtual, onde, mais uma vez, foi chamada a atenção para o público -alvo e tipo de atividades turísticas pretendidas e com uma unidade da Cruz Vermelha búlgara que salientou a importância da proteção civil num destino turístico em caso de catástrofe natural.

Além da cidade de Sófia visitaram duas vilas típicas no Mar Negro, Nesebar e Sozopol, que apesar do turismo, conseguem manter a sua identidade cultural, e ficaram a saber como os hotéis da região de Nesebar praticam uma economia sustentável, oferecendo campanhas promocionais na época baixa aos turistas do centro e norte da Europa, a fim de manter uma taxa de ocupação contínua para conseguirem postos de trabalho para os habitantes da região com vista a um empreendedorismo mais sustentável.
Foi, ainda, efetuada uma visita à cidade histórica de Plovdiv, situada na planície da Trácia, que é a oitava cidade mais antiga do mundo com mais de 6.000 anos de história e com um teatro romano, e ao recente Castelo de Ravadinovo “In love with the wind” que foi considerado uma das principais atrações turísticas do mundo.

sofia1sofia2