Dois professores e cinco alunos, da Escola Secundária de Santa Maria do Agrupamento de Escolas Monte da Lua, participaram, entre 31 de março a 6 de abril de 2019, no quinto e último encontro do Projeto Erasmus STEP UP no Campus de Redingenhof, em Leuven, na Bélgica.

Os alunos dos diferentes países apresentaram um vídeo sobre as suas escolas e explicaram o sistema de ensino dos seus países, além dum filme feito para alertar sobre formas de proteger o ambiente, através de pequenas ações. De seguida, foram divididos em grupos e fizeram um “speed date” com fotografias das suas famílias, que tinham trazido, de viagens no passado, no presente e de como imaginavam que iria ser viajar no futuro. Finalmente, foi feita uma exposição com as fotografias e as conclusões de cada país.
Tiveram contacto com uma agência de turismo sustentável, onde as viagens na Europa são feitas de comboio, ou de autocarro, com um restaurante vegan, que serve as suas refeições com produtos naturais que não são aproveitados por não terem as medidas normalizadas e com um hotel galardoado com a “Green Key”, onde, a título de exemplo, aproveitam a água da chuva para as sanitas, as ervas aromáticas utilizadas na cozinha provêm de uma pequena horta e o mel servido ao pequeno almoço é produzido pelas abelhas das colmeias existentes no hotel. Assistiram, ainda, a uma palestra de um funcionário da Câmara Municipal de Leuven que apresentou as medidas e as metas para tornar esta cidade ainda mais sustentável, até 2030 e 2050.
Além da cidade de Leuven, visitaram as cidades de Bruxelas, Gent e Bruges, utilizando sempre um meio de transporte amigo do ambiente, o comboio, e tomando conhecimento das medidas tomadas, nessas cidades, para as tornar mais sustentáveis, nomeadamente a eliminação dos transportes privados do centro das mesmas e a utilização de transportes não poluentes, como o elétrico e a bicicleta.
No final do encontro, a escola belga ofereceu a todas as escolas parceiras sementes de flores para serem plantadas num canteiro nas diferentes escolas para evitar a extinção das abelhas porque, sem abelhas, não há polinização e sem polinização não existe vida…

GrupoErasmusBelgium n