Num domingo cheio de sol e boa disposição, partimos à (re)descoberta de dois importantes espaços culturais de Sintra, o NewsMuseum e o Palácio da Pena.

Programa da visita:

             21 de maio  de 2017

10:30 – Visita guiada ao Museu das Notícias

13:00 – Pic nic – Parque das Merendas

           - Percurso pedestre

15:00 – Visita ao Palácio da Pena

           - Percurso pedestre


 

A visita ao NewsMuseum teve o custo de apenas 3,5 euros e deu para relembrarmos a importância e o poder dos meios de comunicação social nos nossos dias.

O museu é constituído por 3 andares. Após a receção, fomos divididos em dois grupos. Um dos grupos começou a visita na 1ª sala, alusiva à “Liberdade de imprensa”, que nos mostra um globo em que os países estão divididos por 3 cores; verde para os países com maior liberdade de imprensa, amarelo para os países com alguma liberdade de imprensa mas com muitas restrições, e vermelho para os países que não têm qualquer liberdade de imprensa.

Em seguida, subimos num elevador, em que a “ música ambiente” é um discurso de um dos homens mais mediáticos da atualidade, Donald Jr. Trump, presidente dos Estados Unidos da América, um homem controverso cujo discurso é o discurso de um vencedor: “Nenhum sonho ou objetivo, por mais difícil que pareça, é impossível”.

À saída do elevador, passámos o corredor e demos com a sala “Guerras/Wars”, que nos mostra notícias e vídeos, com destaque para os segmentos sobre a Guerra Civil de Espanha e a Imprensa, a II Guerra Mundial e a Rádio, a Guerra do Vietname e a TV e a Imagem, e a Guerra do Iraque e os Diretos.

Passámos à “ Propaganda”, onde foi possível contactar com a figura de António Ferro, ver uma pintura muralista do MRPP, histórias, protagonistas e antagonistas da propaganda, e onde havia ainda cartazes para colar digitalmente.

Continuando, encontrámos a sala da rádio onde, numa mesa de som para locutor, alguns de nós puderam fazer locução. A sala baseia-se na noite de 25 de abril de 1974, em que a Rádio esteve ao comando. Estes e muitos outros sons da história da Rádio em Portugal estão disponíveis numa sala que replica uma cabina de emissão dos anos 70.

Descendo a escada, vimos a sala correspondente ao “Futuro dos media em 2046”,  local em que se coloca a questão de saber como serão os Media quatrocentos anos depois do nascimento do primeiro jornal português.

Seguiu-se a experiência VR - Realidade Virtual que antecipa o futuro e nos mostra o lado mais tecnologicamente avançado do museu.

Virando à direita, chegámos ao “estádio” e encontrámos “ A sala do desporto”, o principal palco mediático da atualidade. Comparou-se as performances mediáticas de dois números 1 mundiais, Eusébio e Cristiano Ronaldo. Exemplificou-se também os ensinamentos de Maquiavel ao príncipe renascentista, relacionando-os com as conferências de imprensa de Mourinho. Mas o mundo do desporto não fica só pelo futebol! A nossa guia mostrou-nos também uns cacifos mediáticos que foram criados para que se possa espreitar alguns dos momentos mediáticos mais significativos do mundo do Desporto

Entrámos depois na sala das “Más noticias /Bad news” e espreitámos os episódios que ninguém quer que aconteçam e que os jornalistas adoram noticiar, do naufrágio do Titanic ao acidente ferroviário de Alcafache, passando pelo "11 de setembro/Nine Eleven", o incêndio do Chiado, as mortes de Kennedy e Sá Carneiro.

Quase na parte final da visita, chegámos ao lounge, que é a joia da coroa tecnológica do museu e que apresenta conteúdos num "tablet" gigante (67 m2). Os protagonistas: o "Spin" e a indústria das Public Relations, Fátima - Altar dos Media, a Estante Digital, o Bairro Alto de Appio Sottomayor e a temporária sobre os Ícones do Séc. XX (Heróis dos Media). Aqui vimos uma apresentação vídeo sobre os episódios dos últimos 100 anos contados pelos media portugueses

Por último, mas não menos importante, de volta ao piso térreo, vimos os estúdios da NewsTV e aí pudemos escolher uma situação jornalística e gravar um "live" como se estivéssemos presentes no momento, com apoio de teleponto profissional, mostrando os nossos dotes de repórter que foram posteriormente publicados no canal do NewsMuseum no YouTube.

Após a visita ao Museu das Notícias, e sendo horas de retemperar forças, dirigimo-nos ao Parque das Merendas para o programado almoço/pic nic, findo o qual iniciámos o percurso a pé até ao Palácio da Pena, desfrutando das verdejantes e magníficas paisagens que se abrem perante os nossos olhos maravilhados. Após uns revigorantes (ainda que cansativos) 60 minutos de caminhada (seriam outros tantos no regresso à vila), chegámos ao Palácio.

Acerca do Palácio da Pena já tudo foi dito e escrito. É um dos monumentos mais visitados de Sintra e confirmámos, mais uma vez, que tem razões de sobra para isso. Mas o que mais nos impressionou foi, sem dúvida, a paisagem que se avista dos terraços e pátios exteriores, uma paisagem agreste e imponente. Este é, verdadeiramente, o sítio dos 3 Vês: do Vento, do Verde e das Vistas.

Os formandos dos cursos EFA

Escola Secundária de Santa Maria

==>Arquivo de Fotos - Google Fotos<==

ve 2 470