Na passada terça-feira, dia 27 de novembro, os alunos das turmas do 7º ano da Escola Básica D. Fernando II participaram na actividade "Uma viagem pela Pré-História", desenvolvida pelo grupo de História em parceria com o Museu de Mação.

Durante cerca de 90 minutos, os alunos assistiram aos principais passos da evolução da Humanidade, desde os primeiros modos de vida das sociedades de caçadores-recolectores até às primeiras comunidades agro-pastoris.

A explicação das diferentes fases da evolução do Homem foram acompanhadas por um conjunto de materiais, que constituíram um cenário, levando os alunos a aproximarem-se do modo de vida pré-histórico: desde o demonstrar como os utensílios eram feitos em pedra e osso, como faziam as suas armas de caça, como produziam o fogo ou como pintavam nas cavernas.

Os alunos assistiram a todos estes momentos, numa interação dinâmica com o monitor da actividade, o investigador Pedro Cura, e tocando em todos os materiais produzidos.

A atividade pretendeu consolidar, junto dos alunos, os conhecimentos adquiridos em sala de aula sobre a evolução do Homem ao longo da Pré-História, associando ao saber livresco uma aprendizagem em que todos sentidos são despertos pela experiência.

Além dos conteúdos de História, a atividade também abordou conteúdos das disciplinas de Ciências Naturais, Matemática, Ciências Físico-Químicas e Educação Visual, numa verdadeira aprendizagem multidisciplinar.

foto atividade