Brochura destinada aos alunos sobre o processo de fazer escolhas e tomar decisões.

Alunos1

                          Brochura PDF

Se estás interessado em ter uma experiência num outro país europeu durante o ensino secundário, vai ao site do MyFuture http://www.myfuture.pt/mobilidade/mob-ps/8766-estudar-no-estrangeiro [clica no link] e explora os programas disponíveis:

 

Alu1


E se fosses construindo o teu currículo?

É verdade! Pensamos que o currículo é uma coisa de «pessoas crescidas» mas a verdade é que o vamos construindo ao longo de toda a vida, mesmo enquanto ainda andamos na escola. Podemos, por exemplo, ser membros da associação de estudantes, e ao incluirmos isso no currículo que vamos construir, mostramos capacidades de organização, entre outras, associadas a este papel.

Podemos pensar que a formação fora da escola ou as atividades que praticamos (ou não praticamos) não têm qualquer importância para o nosso futuro, além do bem-estar que nos proporcionam e do que aprendemos com elas. Mas, além disso, a prática de desportos, cursos de línguas, música, entre outros, podem ser aspetos importantes a incluir no nosso currículo. É verdade! Quando a experiência profissional é reduzida, temos de apostar noutras coisas para nos diferenciarmos do resto das pessoas, e essas atividades podem ser essa diferença. Além disso, por essas práticas podem-se deduzir características importantes, como capacidade de cumprir regras, trabalhar em equipa, entre outras. Daí a importância destas atividades, que além de te fazerem sentir bem e te ensinarem coisas novas, podem representar um ponto adicional no teu futuro currículo, que te distingue dos outros.

Explora o espaço dedicado ao ensino secundário na página do MyFuture.

http://www.myfuture.pt/secundario

 

Sabes que no ensino secundário te podes candidatar a ter uma bolsa de estudos?

No caso de estares a frequentar o ensino secundário e te inserires no escalão 1 ou 2 da Segurança Social, tens direito a uma bolsa de estudos, fornecida pela Segurança Social. Existem ainda bolsas de estudo a que te podes candidatar noutras instituições, como nas autarquias, por exemplo. No caso de estares nos escalões que referimos atrás, podes ainda concorrer a uma bolsa de mérito, desde que cumpras determinadas condições, nomeadamente em termos de notas. Existem também apoios para a aquisição de livros (podem ajudar-te a comprar ou emprestar-te os que precisas) e de outros materiais escolares. Além disso, também as despesas com as refeições e transportes são comparticipadas para os alunos referidos anteriormente.

Para te poderes candidatar a uma bolsa de mérito deves cumprir certas condições. Em primeiro lugar tens de estar inserido no escalão 1 ou 2 da Segurança Social, ou seja, tens de ter escalão A ou B na escola. Além disso, tens de estar matriculado e a frequentar o 10.º, 11.º ou 12.º ano de escolaridade, ter menos de 18 anos e ter rendimento escolar. Assim, além de teres positivas, tens de, no caso de o último ano que frequentaste ser o 9.º, ter uma média igual ou maior que 4, sem arredondamentos. Se o último ano que frequentaste for o 10.º ou 11.º tens de ter uma média igual ou superior a 14, também sem arredondamentos.