Notícias Colares

O professor António Sousa dinamizou o concerto de final de ano de 2016/2017, com a participação de todas as turmas do 2º ciclo, quintos e sextos anos, com o apoio incondicional da coordenação da escola da Sarrazola em particular o Dr. Nuno Cabanas. Contou também com a colaboração inexcedível das Auxiliares de Educação: Dª. Sónia, Dª. Donzília e Dª. Carla que mantiveram no alinhamento e no “timing” certo, cerca de 220 alunos. Por fim, os alunos empenharam-se, foram criativos e deram realmente um concerto de reconhecida qualidade tendo superado as melhores espectativas.

O Professor António Sousa agradece a todos.

O Jogo da Glória representa o culminar de uma caminhada de pelo menos cinco anos na EBI de Colares. É a despedida dos alunos do 9ºano. A presença de todos os alunos do 9ºano e da maioria dos professores, numa organização do grupo de Educação Física, permite criar a atmosfera ideal a um final emotivo e cheio de recordações.

No âmbito do programa Eco-Escolas, dando ênfase ao tema dos Resíduos, os alunos do 3º B da EBI de Colares dramatizaram para os seus colegas a História da Carochinha, numa versão ecológica. Esta divertida história motivou os alunos para o cumprimento do dever cívico da Separação dos Resíduos.

No âmbito da disciplina de TIC, os alunos das turmas A, B, C e D do 7º ano, da escola EBI de Colares, realizaram vídeos com o software de edição de vídeo “Windows Movie Maker”.

Para a montagem dos vídeos, alguns alunos utilizaram, com muita criatividade, a técnica de animação “Stop motion”.

Muitos parabéns aos alunos pelo trabalho realizado!

Aqui partilhamos alguns vídeos.

Os alunos das turmas 1º C e 5º C venceram o Concurso Tampinhas.

As crianças do Jardim de Infância receberam uma Menção Honrosa devido à sua dedicação no Concurso Tampinhas.

Os alunos da turma 5º D venceram o Concurso Papelão.

Agradecemos o envolvimento de toda a Comunidade Educativa com o Eco-Escolas na recolha de resíduos e estamos todos de PARABÉNS.

Nos dias 1, 5 e 16 de junho realizou-se mais uma edição da atividade de Geocaching*, “Caça ao tesouro na encosta da Serra de Sintra”, passando por Colares Velho, Gigarós e Penedo, participando, por entre caminhos de pé posto, estradões de terra batida e bosques de espécies autóctones e invasoras, todas as turmas do 7º ano e o 9ºA, da escola EBI de Colares. Esta atividade contou também com a participação de oito Pais/Encarregados de Educação.

No passado dia 3 de junho, a Escola Básica Integrada de Colares viveu momentos mágicos através da recriação de uma Feira Quinhentista.

Esta iniciativa partiu de um projeto da turma de Percursos Alternativos, 7.º C, que, desde o começo do ano letivo, mostrou interesse e vontade em realizar um projeto, no âmbito da disciplina “Organização do Projeto de Turma”, que não envolvesse apenas a turma, mas sim toda a comunidade educativa e também local.

No passado dia 16 de maio, no âmbito da disciplina de Ciências Naturais, as quatro turmas do 7º ano de escolaridade da EBI de Colares visitaram o Museu de História Natural, em Sintra,  Neste museu, os alunos tiveram contacto com a exposição permanente através da qual se “conta uma história” que começa com a formação do planeta Terra e as alterações que este sofreu ao longo de milhões de anos no decorrer das diferentes Épocas Geológicas, mostrando toda a evolução da vida através de coleções de fósseis, minerais e rochas oriundos das mais diversificadas partes do mundo.