Há muitos anos, o edifício onde temos aulas, não funcionava como escola. Eis a sua História.
Em 1930, o 2º visconde de Sanches Baena comprou este palácio aos herdeiros do sr. Couto, juntamente com duas matas, junto ao Monte Sereno. Nestas matas havia nascentes, cuja água era canalizada para o palácio.
Quando o 2º visconde morreu, em 1945, a sua a viúva, D. Maria da Conceição, decidiu vender o palacete, pois não se dava bem com o clima de Sintra. Estávamos nos anos 50.
Quando foi comprada, a casa estava completamente mobilada, no seu interior tinha uma capela e no sótão havia um teatro com palco, cenários e outros adereços.
Sabe-se que este palácio funcionou como hospital e como dependência da Junta de Freguesia antes de se tornar propriedade do município.
Em 1975,o palácio Sanches Baena passou a funcionar como escola, deixando assim de haver a Escola Primária Masculina e a Escola Primária Feminina.
A escola mudou-se para a casa de Santa Maria, em 1998 e durante quatro anos, a fim de se restaurar o Palácio. O sótão foi aproveitado para salas de aula e foram incluídos o refeitório, a cozinha, a biblioteca e os gabinetes dos professores. As fachadas continuam iguais.

                                                                                           

Voltar