A Escola Básica do 1.º ciclo de Galamares situa-se " à sombra" do Palácio de Monserrate, na freguesia de São Martinho, concelho de Sintra, distrito de Lisboa.

Nas páginas 149 a 151 da obra “CINTRA PINTURESCA - Memoria Descriptiva da Villa de Cintra, Collares e seus arredores” – 1838, do Visconde de Juromenha, consta uma “descripção da villa de Collares” de há 170 anos atrás. Nela faz-se referência a “Gallamares”, supostamente vocábulo corrupto de “Alaga-Mares” por chegar antigamente a maré àquele sítio, inundando-se, na enchente, o vale por ela percorrido.

É um local onde o rural e o bucólico se cruzam. Nasceu como núcleo urbano mais vincado no início do século XX, a partir da expansão populacional motivada sobretudo pela fixação de famílias que de alguma forma trabalharam para o Visconde de Monserrate. Estas estabeleceram-se pela zona da Sanfanha, e mais tarde junto à Estrada Nacional nº247.

A EB de Galamares foi inaugurada a 6 de novembro de 1983. Tem um espaço exterior muito agradável em que o verde, a natureza e a vista sobre a serra são personagens principais.

Voltar