Facebook

Alunos1

PENSA ANTES DE PARTILHAR [clique no título para aceder ao documento]

 

Voluntariado

Alunos2

Leia o artigo Oito mais valias do voluntariado [clique no título para aceder ao documento]

Contacte o Núcleo de Voluntariado do AGML | Coordenadora: Professora Alice Feliciano

 

Projeto DECOJovem

Alunos3

O projeto DECOJovem disponibiliza um conjunto de recursos, particularmente vídeos, dirigidos à educação do consumidor. Desde questões ligadas à alimentação, ao ambiente, ao mundo digital, há muito para aprender.

https://decojovem.pt/

 

Sexualidade em Linha

 

Alunos4

Dias úteis das 11.00 às 19.00
Sábados das 10.00 às 17.00

GRATUITA, CONFIDENCIAL, ANÓNIMA

Linha que informa, orienta, encaminha e esclarece dúvidas sobre Saúde Sexual e Reprodutiva, como: sexualidade, desenvolvimento, relações de namoro, amizade, conjugalidade, contraceção; gravidez e gravidez não desejada, violência sexual, infeções sexualmente transmissíveis, orientação sexual, entre outras.

A Sexualidade em Linha nasceu de um protocolo celebrado em 1998, entre a APF e o Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), com os propósitos de contribuir para a promoção de escolhas livres e informadas entre os jovens e adultos, possibilitando comportamentos sexuais conscientes e responsáveis do ponto de vista pessoal e social, ou seja, na adoção de estilos de vida saudáveis.

O balanço de quase duas décadas de atividade é muito positivo, na medida em que a Sexualidade em Linha continua a ser a única linha telefónica de âmbito nacional com estas características, tendo-se constituído um serviço público permanente no atendimento aos jovens e adultos portugueses, contribuindo assim para o aconselhamento e prevenção de situações relacionadas com a sua saúde física, mental, social e afetiva.

https://juventude.gov.pt/SaudeSexualidadeJuvenil/SexualidadeemLinha/Paginas/LinhadeAjuda.aspx

E se fosse consigo?

http://sicnoticias.sapo.pt/programas/e-se-fosse-consigo [clique no link]

Temas dos programas: Violência doméstica; Os jovens e o álcool; Maus-tratos a idosos; A violência no namoro; A homofobia; O Bullying; O peso da imagem; Racismo

 

RTP Ensina

Alunos7

Ao longo das últimas décadas, a Rádio e Televisão de Portugal (RTP) produziu inúmeros conteúdos como, por exemplo, entrevistas com figuras notáveis das letras, das artes, das ciências, documentários sobre o património e a história, frequentemente procurados por professores e estudantes. Esses conteúdos são um complemento relevante para o trabalho feito na sala de aula, e passam agora a estar disponíveis online, através das várias plataformas digitais que o Ensina utiliza. É um espaço de consulta fácil para os utilizadores, através de computadores, tablets ou smartphones, em permanente construção. Nos próximos meses esperamos conseguir apresentar novos materiais trabalhados a partir do arquivo do serviço público de rádio e televisão, ou produzidos especificamente para este projeto.

Nesta primeira fase, estão disponíveis, vídeos, áudios, infografias e fotografias produzidas pelos diferentes canais da RTP ao longo das últimas oito décadas. Para além de pequenos excertos de entrevistas ou programas, apresentamos também alguns grandes documentários com grande relevância para determinadas matérias escolares.

Na área de temas temos os conteúdos divididos pelas principais matérias: Artes, Português, Ciência, Cidadania, etc. Em cada tema podemos filtrar os resultados por tipo de conteúdo, nível de ensino ou subtema. Alguns dos artigos publicados estão agregados em dossiers, que nos oferecem o conjunto da oferta existente sobre determinado assunto, ou conjuntos de episódios de uma mesma série. A área de infantil destina-se ao público pré-escolar e contém parte do acervo do espaço infantil Zig Zag, da RTP2.

http://ensina.rtp.pt/

 

Movimento Transformers

Alunos5

Alunos6

A finalidade do movimento transformers é ligar pessoas com diversos talentos a jovens em várias comunidades do país. Estas pessoas com talentos tornam-se mentores(as) destes jovens, que ganham uma figura de referência e a oportunidade de aprenderem e praticarem algo que os apaixona durante pelo menos 9 meses. No final do programa cada jovem é desafiado a usar o talento que aprendeu para transformar a sua comunidade. Quando essa missão é cumprida o jovem torna-se oficialmente um transformer, ou seja, alguém que usa o que mais gosta de fazer para transformar positivamente a sociedade.

http://movimentotransformers.org/

Vídeos para pensar e discutir

Para os mais pequenos

A Maior Lição do Mundo 2016 | UNICEF

 


Todas as crianças têm o direito de brincar | 2013


Direitos das crianças | 2008


A Maior Lição do Mundo 2015 | UNICEF


Partilhar é bom | 2016


United Kids & UNICEF | 2016 | Imagine [John Lennon]


Para os mais crescidos

What’s Your Identity [em inglês] 


Quem sou eu? [em inglês]

 


  Estereótipos identitários

 


 O aluno do século XXI

 


 O perigo da história única [legendado em português, clique no link subtitles e selecione «Portuguese»]

 


 Story of Stuff [legendado em português]

 


 

Artigos

Clique nos títulos para aceder aos artigos